Café da Manhã de Domingo, por Ludmila Bandeira

Este post foi originalmente publicado no perfil do Instagram (@ludmilafb) da Dra. Ludmila Bandeira ( Bióloga, Mestre em Genética, Doutora em Biologia Molecular e Celular)

IMG_5254.PNG

Nota: me identifiquei muito com este post que a Ludmila Bandeira postou hoje cedo.

Esta tradição: café da manhã de domingo sempre foi muito forte em minha família. Eu era a primeira a querer uma mesa GIGANTE com quilos de TUDO, mas o principal ingrediente SEMPRE foi o açúcar, em todos os seus formatos – frutas, pão branco, integral, bolo, mel, granola, nescau, sucos e mais sucos.

Exigia um verdadeiro banquete! E após algumas horas em volta desta mesa… Como eu me sentia?!

ZZZZZZZZZZZZzzzzZZZZzzzZzzzZzzzzzzzzzzzzzZzzzzZzzzzzzzzzZzzzzzzzZZZZZ e 100% desmotivada para qualquer atividade. Literalmente intoxicada.

Não entendia. Achava que era culpa do café com leite quente. Esta era a minha crença mais profunda. Pergunte para qualquer pessoa da minha família, tenho certeza que muitos já me escutaram dizendo: Pouts, café com leite quente me derruba. Que sonoooooo!

A tonelada de açúcar que consumi em suas mais diversas formas nada tinham a ver com meu sono…. Definitivamente meu sono vinha do leite quente kkkkkkkk #SóQueNão rssss e exatamente por isso que replico este conteúdo aqui, isso é valioso e se hoje, eu, minha mãe e meu marido JUNTOS eliminamos 40kg ( alguns outros virão) foi porque tb abandonamos a prática de banquetes como estes:

“Você aproveitou que é domingo e preparou um belo café da manhã, de rei! Afinal o café da manhã é a refeição mais importante do dia, não é isso mesmo??

Provavelmente com muitos pães, bolos e rosquinhas bem como seus acompanhamentos margarina, geléias açucaradas e mel. Mas também comeu frutas, muitas delas, no formato de frutas mesmo e também em suco (natural ou de caixinha) e tem muita gente que adora aquela salada de frutas nadando em suco de laranja.

Ainda tem os “iogurtes” de sabor ou consistentes cheios de amido!

Sem contar o cereal matinal, aqueles com alegações de saúde como “baixo teor de gordura” ou “grão integral” na embalagem, normalmente são carregados com açúcar.

Eles são os piores alimentos que você pode comer no início do dia. Eles normalmente são carregados com açúcar e carboidratos refinados, que são alguns dos ingredientes existentes que mais engordam. Começando o dia com um cereal processado vai elevar demasiadamente o açúcar no sangue e seus níveis de insulina. Sim… leia o rótulo.

Esse café da manhã tipicamente farto, é o que chamam de a principal refeição do dia, mas…….. Perceba -> carboidratos de montão e nada de proteínas ou GORDURAS!!!! E o resultado disso é um susto na insulina que estava lá quietinha enquanto você dormia e agora tem que dar conta desse tanto de açúcar!

Carboidrato = Açúcar

E insulina vai guardar todo esse açúcar em forma de gordura corporal

Você engorda!
E inflama!
E fica doente!

E descontrola todos os outros hormônios como por exemplo leptina, cortisol e DHEA.

Sem contar que quando esse açúcar todo cair, vem a fome, ou seja, esse café não gerou saciedade suficiente.

O café da manhã é sim a principal refeição do dia, mas não no sentido de comer muito, e sim, como uma ótima ferramenta para um dia equilibrado!

Se você está com fome de manhã, escolha algo não industrializado e que tenha proteína e gordura, como ovos e vegetais. Se você realmente precisa comer cereal no café da manhã, encontre um que não inclua açúcar ou grãos altamente refinados. Mas meu conselho de verdade é, fique longe deles! ”

Super recomendo o perfil da Ludmila Bandeira! Ela posta ótimas informações e dicas!

Parabéns pelo post e muito obrigada!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: